Descrição enviada pela equipe de projeto. O Instituto está localizado em Igualada, uma pequena cidade no interior da Catalunha. Tem um clima um pouco mais fresco e úmido do que as cidades litorâneas. Enric Miralles está enterrado ali. O Rio Anoia corre ao seu redor. Uma grande indústria têxtil e de curtumes se desenvolveu ao longo do rio no século XIX, trazendo prosperidade e crescimento populacional para a região. Apesar da prosperidade, a cidade foi quase totalmente destruída durante a segunda metade do século XX.
O disparador do projeto foi a demanda da escola em expandir sua seção secundária. O ginásio e algumas salas de aula da antiga escola também precisavam ser reformadas. A Generalitat de Catalunya organizou um concurso público de arquitetura em duas fases, no qual nossa proposta foi a vencedora.
O único lugar disponível par as ampliações era uma longa e estreita faixa de terra com uma orientação leste-oeste paralela ao caminho fluvial de Òdena. Há um declive íngreme entre eles. Fica ao lado do ginásio, mas isolado do resto da escola. As construções preexistentes escola tem uma estrutura de concreto, com paredes de tijolo revestidas em algumas partes com azulejos verdes.
Como conectar os edifícios novos e antigos, proporcionando ao mesmo tempo uma área de lazer suficientemente grande e uma orientação ideal para o novo edifício? Há também como dado de preexistência um antigo caminho que sobe a partir do rio, o que seria interessante de manter.
A primeira decisão do projeto é fazer um prisma retangular longo e estreito tangente à praça pública no oeste, de modo a liberar o máximo de espaço de lazer possível para o leste. As aberturas estruturais e a forma ortogonal do novo volume viabilizam o uso de uma estrutura de concreto pré-fabricada, realizada a apenas 70 km de distância. As paredes termo-cerâmica nos permitem construir membranas com diferentes porosidades de acordo com as necessidades de orientação e programa interno, desde fachadas ventiladas até elementos vazados. Dentro deste corpo compacto, dois pátios articulam uma melhor orientação solar para as salas de aula. Uma estrutura leve de aço une e conecta a nova escola secundária, o ginásio reformado e a antiga escola na cota do primeiro andar. Abaixo, um grande terraço funciona como a nova porta de entrada para o conjunto.